5 programas que vejo na tv portuguesa!
Vá pessoal mais novo, gozem comigo porque hoje em dia já não se vê tv e o Youtube e Netflix é que estão a dar, eu aceito. Mas a verdade é que na tv continuam a dar bons programas, sabiam? Ah!
Normalmente a minha tv está sempre no Discovery Channel, A&E, História ou Odisseia, mas a verdade é que nenhum dos programas que vos trago hoje são emitidos nestes canais. São cinco programas que vejo lá de vez em quando e que vos aconselho, se é que já não veem também.
E se fosse consigo? (SIC)
Se achamos que vivemos num país moralmente avançado, talvez não seja bem assim, ainda que felizmente há boa gente atenta e interventiva que quer uma sociedade melhor e luta por isso.
O “E se fosse consigo?” é um dos melhores programas da televisão portuguesa que aborda questões como a discriminação e os maus-tratos e a forma como os portugueses reagem a isso. Atores fazem encenações na rua para testar até que ponto as pessoas intervém e se preocupam com o “outro”. São inúmeros os resultados: de pessoas que veem idosos e crianças a serem maltratados na rua e não fazem nada, a quem tenta acabar com esses episódios; de quem vê homossexuais e deficientes serem humilhados e não reage, por vezes até concordando, a quem se indigna e acaba com a situação.
Prós e Contras (RTP 1)
Este ninguém em Portugal desconhece ou nunca viu. Gosto de assistir a debates sobre os mais diversos temas que dizem respeito à sociedade em que vivemos e o “Prós e Contras” é um excelente programa que o faz.
Todas as semanas há um tema diferente, por vezes num local diferente, e especialistas e governantes que debatem as suas visões de forma criteriosa. É um ótimo programa para formularmos opinião sobre temas sobre os quais estejamos reticentes e para termos conhecimento do mundo em que vivemos.
Jornal das 8 (TVI)
Vejo bastante notícias na SIC Notícias, mas o meu programa noticioso preferido é o Jornal da 8 – sim, eu vejo notícias. A razão pela qual tenho preferência por este e não por outro qualquer jornal a qualquer outra hora pode não ser a mais válida, mas a verdade é que é porque desde de sempre que me lembro de ver as notícias às oito na TVI e não me sinto lá muito confortável em quebrar este hábito.
Master Chef (SIC Mulher)
“Maricas”. Vá não sejam preconceituosos, está bem que não faz sentido numa sociedade que se quer igualitária haver um canal com o nome “mulher”, mas a verdade é que muito do conteúdo transmitido é abrangente também a homens. É o caso do Master Chef, que eu vejo.
Sempre achei piada a programas de culinária e desde que comecei a cozinhar o gosto por este tipo de conteúdo aumentou. A cozinha é um mundo. Muitos acham que cozinhar é simples e não requer sabedoria nenhuma, mas a verdade é que é uma tarefa bem mais difícil que isso e que requer alguma cultura. A menos que estejamos a falar de cozer macarrão, adicionar atum e misturar maionese, mas não é a esse tipo de confeção que me refiro, embora também faça, obviamente!
O meu Master Chef favorito é o da Austrália. Gosto dos júris e acho que os concorrentes, em todas as edições, têm sempre uma qualidade bem acima da média para isso (concorrentes).
Alta Definição (SIC)
Se muitas vezes a televisão só nos dá más notícias e o lado mau das pessoas, este é um fantástico programa que nos mostra o lado bom e humano de muitas figuras públicas.
Ninguém melhor que Daniel Oliveira ou apresentaria. O rigor das entrevistas para que sejam humanos e centradas nas pessoas e não em temas exteriores é incrível.
O que dizem os vossos olhos? Ãhn?
Pensei nomear também o “Somos Portugal” ou programa da manhã da Júlia Pinheiro. Só que não.