7 sabores obrigatórios no Natal
O Natal é uma época de solidariedade, partilha, amizade e tudo o que de bom temos para dar uns aos outros, mas é também altura de saborearmos várias comidas que normalmente noutras alturas do ano não o fazemos.
Há 7 comidas – pelo menos 1 teremos em comum – que se não saborear o meu Natal não é o mesmo e é isso que partilho hoje.
1 – SORTIDO BUTTER COOKIES
Pode parecer estranho, mas se eu não comprar um sortido destas famosas bolachinhas de manteiga o meu Natal não tem o mesmo sabor. Nesta altura do ano havia sempre estas bolachas em casa dos meus avós e eu atacava nelas forte e feio enquanto brincava, fazia a árvore com a minha avó, entre outras coisas normais da época. Natal é comer butter cookies!
2 – BOLO-REI
Este não falha numa única mesa portuguesa no dia 24, faz parte da nossa história. Nos últimos anos tenho comido mais o de chocolate do que o original, mas nenhum Natal passa sem saborear os frutos cristalizados e o bolo-rei à bela maneira portuguesa.
3 – FERRERO ROCHER
Quando começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados trazem consigo o cheiro a Natal. Se alguém não souber o que me oferecer nesta altura está aqui uma bela dica. O seu preço devia ser pecado – talvez até é –, mas não há nada que pague a sensação de os enfardar nesta altura.
4 – SORTIDOS DE CHOCOLATES
Eish…por estes dias abrir uma embalagem destes chocolatinhos faz parte da tradição. São ótimos. Não tenho uma marca de preferência, o que vier morre. Pensando bem, assim que acabar de publicar este artigo vou comprar uma!
5 – BENGALINHAS DE NATAL
Não morro de amores por elas, é verdade, mas são tão obrigatórias como outro sabor qualquer no Natal.
6 – TRONCO DE NATAL
O belo tronco de Natal! É bom, bom, bom! Confesso que já não o como há anos, pelo que não o posso considerar obrigatório, mas agora abriu-se-me o apetite para o fazer.
7 – BOLO DE NATAL DOS AÇORES
Pode não ser o mais doce, mas é o melhor de todos os sabores natalícios, porque é da minha região. A receita deste bolo é diferente em qualquer uma das ilhas, mas no principal é parecida. Leva canela, mel, frutas cristalizadas, vinho do porto, entre uns quantos outros ingredientes. Quando como este bolo é porque já cheguei à ilha para as férias e por isso é oficialmente Natal!!
Resumindo e concluindo, esta época é bem doce e também bem gorda. Ginásioooo, estamos aí caídos em janeiro, tá?